MSDN.com | MSDN Brasil
imagem de enfeite imagem de enfeite

Sobre

 

Meu nome é Israel Aéce e sou desenvolvedor de software há aproximadamente 3 anos. Desde então utilizo a plataforma .NET da Microsoft, onde desenvolvo sobre ela aplicativos voltados para Internet (ASP.NET), Windows Forms, Web Services e Windows Services utilizando Visual Basic .NET ou Visual C# .NET como linguagens.

Atualmente trabalho em uma empresa do ramo financeiro, que optou pela plataforma .NET para seus softwares e serviços. Além disso, também desenvolvo um trabalho comunitário em meu Grupo de Usuários, denominado Projetando.NET, que tem a finalidade de dispor a comunidade artigos, dicas e materiais voltados para a plataforma Microsoft .NET.



Experiência Profissional

Dentro desta categoria mostro todas as minhas experiências profissionais na comunidade Microsoft, consultorias, freelancers, palestras e os projetos nos quais já trabalhei.

Artigos
 
Projetando.NET | Linha de Código
Formatando objetos utilizando IFormattable
Já vimos e utilizamos várias vezes padrões de formatação que são fornecidos intrinsicamente pela infraestrutura do .NET Framework desde a sua versão 1.x. Esses padrões são comuns quando necessitamos formatar datas ou números, para exibirmos ao usuário um valor mais amigável e, alguns exemplos típicos estão neste artigo. Mas há situações em que precisamos formatar o nosso objeto customizado e, felizmente, o .NET Framework fornece uma interface chamada IFormattable qual possui um único método denominado, ToString qual é invocado automaticamente pelo runtime quando especificamos uma formatação.
Migrando Profiles
É muito comum termos cenários onde usuários podem interagir com uma determinada aplicação ASP.NET, onde deverá manter os valores durante todo o percurso do mesmo dentro do site. O ASP.NET 2.0 introduziu um recurso bem interessante chamado de Profiles, qual já discutimos anteriormente nestes artigos. Como também já sabemos, estes profiles podem ser somente para usuários autenticados ou ainda, em alguns cenários, usuários anônimos podem também ter o seu próprio profile. Um caso típico, é quando estamos em uma loja virtual e adicionamos todos os produtos que desejamos em nossa cesta de compras e, somente quando formos finalizar a compra, é que nos identificamos, ou seja, passamos de usuário anônimo para um usuário autenticado.
WebParts
Dentre todas as novidades que foram incluídas dentro do ASP.NET 2.0, não podemos descartar as chamadas Web Parts. O uso delas permitem que os usuários finais da aplicação possam modificar o conteúdo da página, a aparência e também o comportamento, sem recorrer a códigos e/ou operações mais complexas. Para aqueles que já estão familiarizados com o Windows Live Spaces, verão que o mesmo faz o uso dessas Web Parts. Além do Windows Live Spaces, ainda temos o mais recente Live.com, o qual provavelmente faz o uso desse recurso. As Web Parts permitem ao desenvolvedor criar aplicações mais ricas e ao mesmo tempo deixar o usuário customizar como ele desejar. No decorrer deste artigo, vamos conhecer as principais funcionalidades disponibilizadas pela arquitetura de Web Parts.
>> Todos os Artigos
MSDN Brasil 
.NET Collections - Interfaces
As coleções são grupos de objetos similarmente iguais que são agrupados, quais podemos manipular, inserindo, removendo, alterando e exibindo. No .NET Framework Class Library temos um Namespace específico qual contem diversas coleções para serem utilizadas em nossas aplicações. Este Namespace chama-se System.Collections. Dentro deste Namespace, encontramos várias classes e Interfaces para a criação dos mais diversos tipos de coleções. As coleções estão definidas em três categorias: Coleções Ordenadas, Coleções Indexadas e Coleções baseadas em uma chave-e-valor.
Revistas
Explore o DataReader
A Plataforma .NET nos fornece um objeto chamado DataReader, qual está contido dentro do Namespace System.Data e que por sua vez tem como finalidade resgatar os dados da base de dados de forma extremamente rápida.
 
Palestras
 
GE Hydro Inepar do Brasil S.A

Apresentação do .NET Framework, Visual Studio .NET, ASP.NET, Web Services e Windows Forms. A palestra teve a finalidade de mostrar aos espectadores, como funciona a nova arquitetura da plataforma Microsoft chamada .NET bem como suas vantagens e melhorias com relação os produtos anteriores.

Consultorias
 
Nova América Fomento Mercantil

Atuo no desenvolvimento de aplicações .NET-based, fornecendo soluções e também na modelagem dos sistemas que foram/estão sendo construídos.

Desenvolvi uma aplicação (Windows Service, Visual Basic .NET e SQL Server 2000) que tem a finalidade de consultar os Clientes/Sacados no SERASA, que por sua vez trabalha sem uma intervenção humana, recuperando o retorno e disponibilizando aos funcionários da Factoring.

Também sou responsável pelo Web Site da empresa, que foi também desenvolvido por mim utilizando a tecnologia ASP.NET. Existe uma área restrita no site, onde os clientes tem acesso aos relatórios da movimentação e enviam os documentos/títulos para a Factoring processá-los. Há também nesta área, um componente que desenvolvi que analisa o conteúdo dos arquivos de Remessa, onde já dá o "feedback" instantâneo ao usuário se o conteúdo é ou não válido, apontando inclusive as falhas.

ArchITettura

Atuei no Projeto do Web Site do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso realizado em Cuiabá, qual foi desenvolvido utilizando ASP.NET, C# e SQL Server 2000. Link: http://www.tj.mt.gov.br.

Freelancers
 
Brasanitas

Migração de um sistema CRM (Content Management System) e Web Site que estavam em PHP para ASP.NET, utilizando C# e SQL Server 2000. O sistema consiste em gerenciar o conteúdo do Web Site, onde os usuários publicam notícias, normas, etc., tendo inclusive uma hierarquia, contendo Administradores, Publicadores, Redatores, Revisores, onde cada um tem uma função dentro do sistema, e sendo assim, o mesmo é todo customizado de acordo com as suas permissões/funções.

Projetando.NET

Construído em Visual C# .NET e SQL Server 2000, trata-se de um Web Site/Grupo de Usuários voltado para o compartilhamento de idéias, artigos, dicas, etc., sobre o desenvolvimento de software utilizando a plataforma .NET da Microsoft. Link: http://www.projetando.net.



Conhecimentos

Tecnologias Banco de Dados Linguagens
ASP.NET 2.0 (7) T-SQL (7) Visual Basic .NET (9)
ASP.NET 1.1 (8) SQL Server (7) Visual C# .NET (8)
XML (6) Microsoft Access (6) .NET Framework (8)
Javascript (7) OR/M (7) Design Patterns (6)
Visual Studio .NET (9)
COM+ (6)
.NET Remoting (7)
Windows/Web Services (8)
 


Títulos e Certificações

O programa MVP (Most Valuable Professional, ou Profissional Mais Valorizado) é uma forma da Microsoft reconhecer aqueles que mais tem contribuído com a nossa comunidade aqui no Brasil. Fazem parte deste restrito grupo profissionais que tem investido seu tempo pessoal para repassar o conhecimento adquirido em desenvolvimento de aplicativos com a plataforma Microsoft das mais diversas formas possíveis. Seja através de respostas nos Newsgroups da Microsoft, escrevendo artigos e livros, ministrando seminários ou administrando grupos de usuários. Tecnlogia: ASP.NET (2004/2006). MVP Profile ->
Os Microsoft Certified Trainers (MCTs) são profissionais técnicos experientes e educadores em produtos, tecnologias e soluções Microsoft.
As certificações da série Technology permitem que os profissionais se concentrem em tecnologias específicas e se diferenciem demonstrando profundos conhecimentos e especialização na ampla gama de tecnologias com as quais trabalham. Os Microsoft Technology Specialists são consistentemente capazes de implementar, desenvolver, solucionar problemas e depurar uma tecnologia Microsoft em particular.
A certificação Microsoft Certified Application Developer (MCAD) se destina a desenvolvedores que utilizam ferramentas e tecnologia Microsoft para desenvolver e manter aplicações, componentes, clientes da Web ou de desktop e serviços de informação de back-end em nível departamental. Destina-se também a profissionais que trabalham em grupos de desenvolvimento de aplicações corporativas. As atividades dessa função incluem a criação, o desenvolvimento e a manutenção de aplicações.


Congressos Participados

Regional Architet Forum
Evento fechado aos MVPs promovido pela Microsoft Brasil, em São Paulo, com um alto nível técnico, onde foi possível ter idéia das novas ferramentas e tendências.

X Fórum Nacional
Fórum Nacional para Desenvolvedores Microsoft realizado em 08 e 09 de Dezembro de 2004 em São Paulo.

PDC 2004
Microsoft Professional Developers Conference 2004 realizando nos dias 7 e 8 de Julho em São Paulo.

ImagineCup 2004
ImagineCup 2004 realizando no dia 6 de Julho em São Paulo.

Developers Days 2003
Realizado em São Paulo.


Informações Pessoais

Email: israel@projetando.net
MSN Messenger: israelaece@yahoo.com.br
Blog: http://weblogs.pontonetpt.com/israelaece
Residência: Valinhos - São Paulo - Brasil

2005. Projetando.NET.